>> Sefer Devarim, Parasha Reê
Leia essa Semana:
Moshe começa advertindo ao povo para destruir todos os ídolos na terra… A seguir, ele comenta sobre os sacrifícios, korbanot, que devem ser trazidos e a que local, o Beit Hamikdash; aonde hoje em lugar temos os Beit Hamidrash e Beit Haknesset e as casas de todos os Iehudim.
pois fazer Kasher é um Chok (estatuto) da Torá, inclusive a mitzvá de não misturar derivados de Carne e de Leite!
Moshe então nos alerta sobre a Mitzvá de Consagração das plantações e colheitas: começando com os dízimos de Maaser Rishon, Maaser Sheni, Maaser Oni - ajudas para os pobres, e de como deveriam serem feitas essas consagrações.
Não percam na próxima semana: Moshe determinará o sistema judicial, falará de Reis e Juízes, trazendo mais mitzvot e juízo para o povo que irá entrar na Terra de Israel.
"Pois na sua população surgirá um profeta..." (Deut., 13:2)
E aqui a Torá nos adverte sobre três formas em que a pessoa pode ser instigada a deixar o Judaísmo. Segundo o comentário Avnei Ezel, eles podem ser classificados da seguinte forma:.
A primeira é ser atraído cegamente pelo carisma de uma estrela, celebridade, ou "guru" de uma filosofia ou culto. Pela força e poder de tal personalidade, Judeus se influenciam e são afastados do Judaísmo. A Torá nos previne contra essa forma de atração: "Não escute as palavras de tal profeta", Deuteronômio, 13:4.
Além disso, um irmão pode afastar a outro do Judaísmo dizendo: "Judaísmo não tem nada para te oferecer. Escute, eu sou seu irmão: Porque você não vêm passar um final de semana comigo e com o ‘Mestre’? ou Por que você não vem até a sessão? Você vai ver só! Eu te prometo que vai ser OK." – Ela pode ser até branca, porém, contra esse ataque a Torá previne: "Se ele é seu irmão,... ou seu filho ou filha ou (sua) esposa... ou seu amigo que é como sua alma te atrair secretamente dizendo 'Vamos servir aos deuses de outros... de um extremo da terra a outro... não concorde com ele e não escute o que ele te diz...", Deuteronômio 13:7, pois existem várias formas de praticar o bem, mas nenhuma é boa se te fizer por um instante esquecer, abandonar, trocar os valores da Torá de teus ancestrais!
O terceiro ataque é a forte pressão social - não querer ser exceção, ser diferente do que outros estão fazendo. Modas ideológicas são tão transitórias como modas de roupas. O dedicado seguidor de modas é vítima de cada nova mania que aparece no mercado. Ele depende da mente de outros. Abordando essa forma de "lavagem cerebral", a Torá alerta: "Homens sem lei vieram de sua população e causaram os habitantes de sua cidade a se afastarem dizendo 'Vamos servir aos deuses de outros...' ", Deuteronômio, 13:15.
Muitos são os apelos para que pratiques aquilo que sempre fez parte de você, porém só a Torá é de D’us! Para que acreditar que te falta fazer tão bem sem que precises do manual do Dono do Mundo? Será que te esquecestes ou talvez te tornastes tão afastado? O mês de Elul está aí, cabe a nós buscarmos a aproximação e os favores de D’us. Pois os Sábios aqui nos exemplificam com a seguinte parábola: “O Rei está no campo e a todos ele confere seus pedidos, pois está é sua alegria de ser o Rei para seu povo.” E também com certeza um pai não deixa um filho de lado, quanto mais nosso Pai!
Nessa Haftará, a terceira das "sete de conforto", o profeta Isaías prevê um período futuro em que será reconhecido que D’us glorificou Israel, e o povo apressará a vinda do descendente de David que será o líder de Israel.
Nessa evocação lírica da era Messiânica, o profeta fala com um mundo em que a proteção virá claramente de D’us, e aqueles que seguem D’us serão plenamente satisfeitos. Por outro lado, esforços materiais por si só não serão suficientes para trazer alegria completa.
Teus construtores
" E todos teus filhos serão ensinados por D'us, e grande será a paz de teus filhos." (Isaias, 54:13)
A situação será oposta daquele descrita pelo profeta Irmiahu na Haftará de Parashat Massei (Irmiahu, 2:8) - a segunda das "Haftarot de Punição": "os sacerdotes não perguntaram: ' Onde está HaShem? ' e o "Sábios" da Torá não Me conheceram…"
O comentarista RADAK frisa que esta idéia é como aquela declarada pelo profeta Irmiahu: "Não mais uma pessoa vai ter de ensinar a outra porque todo mundo vai Me conhecer, desde as criança
s até os adultos."
E este passuk , versículo, é também a fonte da seguinte declaração Talmúdica (Massechet Berachot, 64a): "Rabi Elazar disse em nome de Rabi Chanina, 'Talmidei Chachamim aumentam a paz no mundo', como está dito: 'E todas os teus filhos serão ensinados por D'us, e vontade grande será a paz de teus filhos'; Não leia 'teus filhos' (Banaich), mas 'teus construtores' (Bonaich)." Das palavras do Rav Pinchas Frankel